Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player




O Prêmio Cultura Viva foi criado no ano de 2005, no âmbito das ações que integram o Programa Cultura Viva.


Idealizado pelo Ministério da Cultura (MinC), com patrocínio da Petrobras e coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o Prêmio Cultura Viva tem por objetivo mobilizar, reconhecer e dar visibilidade a práticas culturais que ocorrem em

todo o território brasileiro, de modo a favorecer o conhecimento da riqueza e da diversidade cultural do país.

Cada edição do Prêmio apresenta um tema, mote direcionador para a mobilização. A primeira edição (2005/2006), com o tema “Cultura e Cidadania”, buscou reconhecer, estimular e dar visibilidade às iniciativas que valorizam a cultura como meio de consolidação da identidade e de construção da cidadania.

A segunda edição, realizada em 2007, com o tema “Cultura, Educação e Comunidade”, foi dirigida a práticas culturais e educativas desenvolvidas na e com a participação ativa da comunidade, valorizando o trabalho conjunto de educadores e de outros agentes da comunidade na oferta de atividades culturais.

Intercalado ao processo de inscrição, avaliação e premiação das iniciativas, em 2008/2009 a proposta do Prêmio Cultura Viva teve por objetivo realizar ações de mobilização e formação voltadas para as iniciativas semifinalistas das duas primeiras edições e os 120 Pontos de Cultura contemplados com o Prêmio Escola Viva. Também integrou o projeto de formação a produção da Coleção Viva Cultura Viva, conjunto de vídeos e debates com o objetivo de difundir conceitos e promover reflexões sobre questões relacionadas ao Programa Cultura Viva e ao campo da cultura.

Em sua terceira edição (2010), o Prêmio Cultura Viva busca valorizar iniciativas que realizam atividades no âmbito da articulação entre cultura e comunicação.

Saiba mais sobre essa edição clicando aqui.